Nutrição

Café da manhã saudável
Cozinhar nutricional
mama salmão
Couple Cooking
Sobremesa de frutas tropicais

Educação sobre bons hábitos alimentares de um modo individualizado.

Uma nutrição ideal se preocupa com algumas questões importantes: o que, quando, quanto e como consumir os alimentos. Ela é capaz de diminuir o peso, a ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso.


A melhora no padrão alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que se gosta e passar a comer somente frutas, verduras e legumes. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada. E o quanto é importante, ter prazer ao se alimentar. 


Tudo o que se faz encarando como sacrifício e sofrimento, não se consegue manter por muito tempo. Na Clínica Daniel Lerario oferecemos várias alternativas para proporcionar uma melhora no padrão alimentar: 

 

Consulta Nutricional

Na consulta nutricional, o nutricionista e o paciente trocam experiências e informações relevantes de acordo com a necessidade do paciente.

É um momento para levantamento de dados sobre alimentação, consumo alimentar, preferências, dificuldades, histórico de vida, disponibilidade para preparo de refeições e demais informações.

Promovemos uma Nutrição Participativa, onde o paciente tem um papel fundamental no desenvolvimento do seu plano alimentar.

Além dos dados de consumo alimentar, nesta primeira consulta são realizados exames complementares que irão auxiliar no planejamento alimentar, são eles calorimetria e exames de composição corporal por meio de bioimpedância.

 

Acompanhamento Nutricional

O acompanhamento nutricional, com consultas mais frequentes, é uma das estratégias que contribuem para a mudança de comportamento, visto que o nutricionista em conjunto com o paciente desenvolve estratégias que contribuem para o alcance dos objetivos do paciente.

O grande diferencial do acompanhamento nutricional é que em cada consulta a nutricionista aborda um novo tema que tem bastante relevância no processo de mudança alimentar.

 

Alguns temas frequentemente abordados, ou outro de relevância a ser desenvolvido de acordo com a sua necessidade:

“Comer com atenção plena”: é uma abordagem que ajuda na mudança do comportamento alimentar, por promover uma consciência com relação a comida e o desenvolvimento de habilidades de percepção dos sinais internos de fome e saciedade.

 

"Como aumentar o seu metabolismo": o que fazer (além de atividade física) para que seu corpo gaste mais energia.

 

"Gatilhos Alimentares, saiba quais são os seus e como evitá-los": Gatilhos são aqueles alimentos ou situações que desencadeiam em cada pessoa um descontrole sobre a ingestão, uma impossibilidade de parar.

 

"Saciedade": alternativas para se aumentar a sensação de saciedade sem comer mais.

 

"Comer fora de casa": O paciente recebe orientações sobre o que comer e o que evitar em cada tipo de culinária (francesa, italiana, quilo, japonesa, etc...).

 

"Alimentação e a Prática de Atividade Física": o que comer para potencializar o máximo os efeitos da atividade física.  

 

"Como programar as refeições em casa?": escolha dos alimentos ideais  para se ter em casa, para um lanche rápido. Alternativas saborosas, saudáveis e de baixo teor calórico para se manter o prazer da alimentação e, ao mesmo tempo, perder peso.


A cada encontro avalia-se a composição corporal e se discute com a nutricionista as experiências positivas e as dificuldades encontradas. Momento que a nutricionista irá criar estratégias para as complexidades apontadas, podendo receber um novo plano alimentar, metas ou receitas saborosas e atrativas. 

 

Personal Diet

Em uma minuciosa entrevista, realizada em domicílio ou na clínica, são coletadas informações sobre hábitos alimentares, estilo de vida, necessidades nutricionais e eventuais problemas de saúde de cada integrante da família. A partir daí, é elaborado o cardápio de um mês que será apresentado detalhadamente, em consultório ou em casa, ao representante da família. Além do cardápio contendo várias receitas de pratos saudáveis e saborosos recebe-se orientações para temperar carnes, arroz, feijão e outros de maneira saborosa e pouco calórica.

 

Capacitação para empregadas

Aula prática de 3 horas de duração realizada na cozinha do paciente.

Pode-se escolher um ou mais módulos ou personalizar os temas a serem abordados.

Módulo 1: 

Noções básicas de higiene no preparo dos alimentos;

Organização de armários e geladeiras;

Utilização e quantidade correta de óleos, azeite e sal: como refogar, cozinhar e grelhar alimentos.

Módulo 2:

Armazenamento e conservação de alimentos;

Noções básicas de congelamento;

Utilização de produtos lights e diets: elaboração de receitas básicas com sugestões de substitutos.
Módulo 3:

Noções corretas de porcionamento e medidas caseiras;

Elaboração de receitas lights.

 

Nossos diferenciais:

Exame de Calorimetria: trata-se de um exame realizado na clínica que mede o real metabolismo do paciente, ou seja, o quanto uma pessoa gasta de calorias em um dia. Com os dados do metabolismo, pode-se fazer uma proposta de dieta muito mais assertiva para ganho ou perda de peso. O exame é não invasivo, indolor e dura aproximadamente 15 minutos.

 

Avaliação de composição corporal (Bioimpedância): trata-se de um exame realizado em clínica não invasivo e indolor que mede a composição corporal disponibilizando as seguintes informações: 

Percentual e peso de gordura; Peso de massa muscular; Peso de massa magra (músculos, ossos e órgãos); Peso de água no corpo; Peso corporal ideal para a sua composição corporal.

Na clínica utilizamos o aparelho Inbody que oferece as informações acima para o corpo como um todo e também isoladamente para as seguintes áreas: membros superiores, tronco e membros inferiores. 

Clique e faça o agendamento pelo WhatsApp.