top of page

Especialista brasileiro traz novidades do Congresso internacional do American College of Physicians


Dr. Daniel Lerario retorna de San Diego com atualizações sobre endocrinologia, prevenção e o futuro da medicina no Brasil e no mundo


O Internal Medicine Meeting 2023, um dos mais importantes eventos científicos internacionais, reuniu os principais avanços em medicina entre os dias 27 e 29 de abril, em San Diego, nos Estados Unidos.


Em busca das principais mudanças na prática clínica, o Dr. Daniel Lerario, médico endocrinologista, mestre e doutor pela Escola Paulista de Medicina, esteve no evento conferindo os avanços apresentados, visando oferecer as melhores evidências nos atendimentos na Clínica Daniel Lerario.


A seguir, alguns dos temas em destaque no evento e que receberam especial atenção do Dr. Daniel:


Rastreamento Cardiovascular de atletas


Apresentado pelo Dr. Michael Emery, cirurgião cardiovascular da Cleveland Clinic (Ohio, EUA), trouxe as particularidades dos exames que devem ser solicitados e quem são os atletas que devem ser submetidos à triagem cardiovascular. Também foram apresentadas as principais condições cardiovasculares que contraindicam a participação em atividades esportivas.


Avaliação e Tratamento Atual da Hipertensão


A Prof. Dra. Shawna D. Nesbitt, do Departamento de Medicina Interna do UT Southwestern Medical Center (Texas, EUA), falou sobre o papel da avaliação ambulatorial da pressão arterial no diagnóstico e avaliação da hipertensão e as evidências atuais sobre o diagnóstico e tratamento do hiperaldosteronismo como causa da hipertensão.


Segundo a especialista, embora alguns efeitos colaterais dos tratamentos hipertensivos sejam comuns, ainda são pouco reconhecidos e nem sempre tratados adequadamente. Na apresentação, foram debatidas as metas ideais de pressão arterial baseadas em evidências para as diferentes populações no ambiente ambulatorial.


Preparando-se para a próxima pandemia: lições aprendidas com a COVID-19


Embora para muitos a pandemia esteja no passado, para os profissionais de saúde o tema segue em pauta. No evento, o Prof. Dr. Michael Stevens, professor de Medicina Interna e Epidemiologista da West Virginia University (EUA) avaliou os riscos de uma nova pandemia e lembrou o papel dos profissionais envolvidos no preparo e prevenção no caso de uma futura pandemia.


Também foram lembradas as lições da pandemia da COVID-19 que devem ser levadas adiante e os significativos avanços obtidos em testes e vacinas, bem como em terapêuticas e prevenção no caso de uma futura pandemia.


Medicina de viagem para o internista: preciso de férias!


Um tema sempre em alta, especialmente para profissionais de saúde que atuam em medicina preventiva, o Dr. Gregory J. Martin, especialista em Medicina Tropical do Departamento de Estado do Governo dos Estados Unidos e do Olympia Medical Care (Califórnia, EUA), apresentou os recursos disponíveis para a medicina do viajante, especialmente as vacinas mais comuns e que devem ser prescritas em caso de viagens. Também falou sobre prevenção e tratamento de problemas comuns nestas situações, como a diarreia do viajante, e sobre doenças como a malária.


Tríade Clínica: Avanços na Triagem do Câncer: Mama, Cólon, Pulmão


Moderado pelo Dr. Erik Wallace, o painel trouxe os doutores Kathie-Ann Joseph, cirurgiã e pesquisadora da New York University (NY, EUA), Edith P. Mitchell, vice-presidente para disparidades do câncer no Jefferson Health’s Sidney Kimmel Cancer Center (Philadelphia, EUA), e Patrick Nana-Sinkam, presidente e professor da Divisão de Doenças Pulmonares e Medicina Intensiva do Departamento de Medicina Interna da Virginia Commonwealth University Health (Virginia, EUA).


No primeiro tema, Câncer de Mama, a abordagem baseada em evidências para o rastreamento da doença em pacientes de risco médio e a tomada de decisão compartilhada ao discutir quando começar a triagem. Também foi debatida a escolha entre o uso de ressonância magnética de mama ou ultrassom de mama inteira.


O segmento Câncer de Cólon apresentou informações sobre o rastreamento da doença e particularidades da abordagem de acordo com o histórico familiar de pólipos ou câncer de cólon.


O terceiro segmento, Câncer de Pulmão, trouxe ao debate quem deve ser rastreado e com que frequência, bem como atualizações sobre triagem e periodicidade para a realização de exames.


Internal Medicine Meeting 2023


Promovido pelo American College of Physicians, o evento trouxe a evolução da prática médica mundial e apresentou o impacto que estas mudanças vêm trazendo no atendimento ao paciente, auxiliando profissionais de saúde a implementarem melhorias em suas respectivas áreas.


A cerimônia de abertura ocorreu na quinta-feira, 27, com a presença da médica e pesquisadora Vineet Arora, professora associada de medicina hospitalar da Universidade de Chicago, reconhecida como a Melhor Médica Hospitalar da revista ACP Hospitalist, em 2009, uma das "20 Pessoas que Tornam a Saúde Melhor", pela revista HealthLeaders, em 2011, e Mestre da Academy of Distinguished Medical Educators, da Universidade de Chicago.


Após a conclusão do Internal Medicine Meeting 2023, foi possível verificar, por meio dos debates e publicações apresentados, que novas tecnologias, produtos e serviços estão cada vez mais presentes e acessíveis, permitindo ampliar o conhecimento dos profissionais e melhorar cada vez mais a atenção à saúde do paciente.


댓글


bottom of page