top of page
Foto do escritorMonica Kulcsar

Especialista brasileiro traz novidades do Congresso internacional do American College of Physicians


Dr. Daniel Lerario retorna de San Diego com atualizações sobre endocrinologia, prevenção e o futuro da medicina no Brasil e no mundo


O Internal Medicine Meeting 2023, um dos mais importantes eventos científicos internacionais, reuniu os principais avanços em medicina entre os dias 27 e 29 de abril, em San Diego, nos Estados Unidos.


Em busca das principais mudanças na prática clínica, o Dr. Daniel Lerario, médico endocrinologista, mestre e doutor pela Escola Paulista de Medicina, esteve no evento conferindo os avanços apresentados, visando oferecer as melhores evidências nos atendimentos na Clínica Daniel Lerario.


A seguir, alguns dos temas em destaque no evento e que receberam especial atenção do Dr. Daniel:


Rastreamento Cardiovascular de atletas


Apresentado pelo Dr. Michael Emery, cirurgião cardiovascular da Cleveland Clinic (Ohio, EUA), trouxe as particularidades dos exames que devem ser solicitados e quem são os atletas que devem ser submetidos à triagem cardiovascular. Também foram apresentadas as principais condições cardiovasculares que contraindicam a participação em atividades esportivas.


Avaliação e Tratamento Atual da Hipertensão


A Prof. Dra. Shawna D. Nesbitt, do Departamento de Medicina Interna do UT Southwestern Medical Center (Texas, EUA), falou sobre o papel da avaliação ambulatorial da pressão arterial no diagnóstico e avaliação da hipertensão e as evidências atuais sobre o diagnóstico e tratamento do hiperaldosteronismo como causa da hipertensão.


Segundo a especialista, embora alguns efeitos colaterais dos tratamentos hipertensivos sejam comuns, ainda são pouco reconhecidos e nem sempre tratados adequadamente. Na apresentação, foram debatidas as metas ideais de pressão arterial baseadas em evidências para as diferentes populações no ambiente ambulatorial.


Preparando-se para a próxima pandemia: lições aprendidas com a COVID-19


Embora para muitos a pandemia esteja no passado, para os profissionais de saúde o tema segue em pauta. No evento, o Prof. Dr. Michael Stevens, professor de Medicina Interna e Epidemiologista da West Virginia University (EUA) avaliou os riscos de uma nova pandemia e lembrou o papel dos profissionais envolvidos no preparo e prevenção no caso de uma futura pandemia.


Também foram lembradas as lições da pandemia da COVID-19 que devem ser levadas adiante e os significativos avanços obtidos em testes e vacinas, bem como em terapêuticas e prevenção no caso de uma futura pandemia.


Medicina de viagem para o internista: preciso de férias!


Um tema sempre em alta, especialmente para profissionais de saúde que atuam em medicina preventiva, o Dr. Gregory J. Martin, especialista em Medicina Tropical do Departamento de Estado do Governo dos Estados Unidos e do Olympia Medical Care (Califórnia, EUA), apresentou os recursos disponíveis para a medicina do viajante, especialmente as vacinas mais comuns e que devem ser prescritas em caso de viagens. Também falou sobre prevenção e tratamento de problemas comuns nestas situações, como a diarreia do viajante, e sobre doenças como a malária.


Tríade Clínica: Avanços na Triagem do Câncer: Mama, Cólon, Pulmão


Moderado pelo Dr. Erik Wallace, o painel trouxe os doutores Kathie-Ann Joseph, cirurgiã e pesquisadora da New York University (NY, EUA), Edith P. Mitchell, vice-presidente para disparidades do câncer no Jefferson Health’s Sidney Kimmel Cancer Center (Philadelphia, EUA), e Patrick Nana-Sinkam, presidente e professor da Divisão de Doenças Pulmonares e Medicina Intensiva do Departamento de Medicina Interna da Virginia Commonwealth University Health (Virginia, EUA).


No primeiro tema, Câncer de Mama, a abordagem baseada em evidências para o rastreamento da doença em pacientes de risco médio e a tomada de decisão compartilhada ao discutir quando começar a triagem. Também foi debatida a escolha entre o uso de ressonância magnética de mama ou ultrassom de mama inteira.


O segmento Câncer de Cólon apresentou informações sobre o rastreamento da doença e particularidades da abordagem de acordo com o histórico familiar de pólipos ou câncer de cólon.


O terceiro segmento, Câncer de Pulmão, trouxe ao debate quem deve ser rastreado e com que frequência, bem como atualizações sobre triagem e periodicidade para a realização de exames.


Internal Medicine Meeting 2023


Promovido pelo American College of Physicians, o evento trouxe a evolução da prática médica mundial e apresentou o impacto que estas mudanças vêm trazendo no atendimento ao paciente, auxiliando profissionais de saúde a implementarem melhorias em suas respectivas áreas.


A cerimônia de abertura ocorreu na quinta-feira, 27, com a presença da médica e pesquisadora Vineet Arora, professora associada de medicina hospitalar da Universidade de Chicago, reconhecida como a Melhor Médica Hospitalar da revista ACP Hospitalist, em 2009, uma das "20 Pessoas que Tornam a Saúde Melhor", pela revista HealthLeaders, em 2011, e Mestre da Academy of Distinguished Medical Educators, da Universidade de Chicago.


Após a conclusão do Internal Medicine Meeting 2023, foi possível verificar, por meio dos debates e publicações apresentados, que novas tecnologias, produtos e serviços estão cada vez mais presentes e acessíveis, permitindo ampliar o conhecimento dos profissionais e melhorar cada vez mais a atenção à saúde do paciente.


Comments


bottom of page