top of page

22 de março: Dia Mundial da Água


A água é um componente indispensável para que o nosso organismo funcione corretamente


O Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos, em 22 de março. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, com o objetivo de promover a conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e a de outros seres vivos.


A água é o principal componente químico do nosso organismo, representando até 70% do peso corporal. Ou seja, o seu corpo depende da água para sobreviver.


Cada célula, tecido e órgão do corpo precisa de água para funcionar corretamente.

Veja algumas das funções exercidas pela água no organismo:


  • Elimina resíduos através da micção, transpiração e movimentos intestinais

  • Regula a temperatura corporal

  • Lubrifica e amortece as articulações

  • Protege os tecidos


A falta de água pode levar à desidratação. Quando não há água suficiente no corpo para realizar as funções normais, o primeiro sinal é o cansaço, a falta de energia.


A perda da água ocorre através da respiração, transpiração, urina e movimentos intestinais. Para suprir esta perda, devemos consumir bebidas e alimentos que contenham água.


Quanta água devemos beber por dia?


Esta é uma dúvida comum, mas a resposta depende de diversos fatores, incluindo informações pessoais de saúde, quão ativo você é a região em que você mora.


Em média, são necessários de 2 a 3 litros de líquidos para as mulheres e de 3 a 4 litros para os homens. Esta recomendação inclui não apenas água, mas também outras bebidas e alimentos ricos em água.


Mas esta necessidade pode ser maior nos seguintes casos:


  • Exercício: em caso de prática de atividade física, é preciso beber água extra para cobrir a perda de fluido provocada pela transpiração. É importante que esta água seja ingerida antes, durante e após o treino.

  • Ambiente: o clima quente ou úmido e aqueles que vivem em grandes altitudes devem ter atenção e tomar mais água, pois estas condições climáticas favorecem a desidratação.

  • Saúde geral: febre, vômito ou diarreia exigem reposição de líquidos e orientação médica. Em alguns casos, pode ser necessária a utilização de soluções de reidratação oral. Isso vale nos casos de infecções da bexiga e cálculos (pedras) no trato urinário.

  • Gravidez e amamentação: nestas situações, líquidos adicionais são necessários para se manter hidratado.


Bebeu água?


A água não é a única opção para se manter hidratado. Além de leite, suco e chás, também as frutas e vegetais, como melancia e espinafre, são compostos quase que 100% de água, sendo uma excelente fonte de hidratação.


É preciso ter atenção com as bebidas açucaradas, como os refrigerantes comuns, bebidas energéticas ou esportivas e outras bebidas doces, que geralmente contêm muito açúcar adicionado, podendo fornecer mais calorias do que o necessário.


Ingestão suficiente de líquidos


Existem alguns sinais que podem indicar que a ingestão de líquidos está suficiente em seu dia a dia. Confira:


  • Você raramente sente sede

  • Sua urina é incolor ou amarelo claro



Fonte: Mayo Clinic

Opmerkingen


bottom of page